quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida.

Paulinho da Viola e Portela.Uma relação de amor magnifíca:se falamos de Paulinho lembramos da Portela, se falamos da Portela logo nos vem à cabeça a imagem de Paulinho.
Paulinho da Viola é, sem dúvidas, um dos sambistas que mais dedicou sua vida à Azul e Branco de Oswaldo Cruz, tanto que ele é considerado pela própria Velha Guarda da Portela o padrinho deles.Que honra hem mestre!


Porém, mesmo com tanto reconhecimento por parte de vários sambistas, admiradores e críticos da música em geral, Paulinho nunca deixou de lado sua humildade, nunca deixou o sucesso subir a cabeça e nunca se achou superior a ninguém.
Eu tive o imenso prazer e o privilégio de conhecer esse mestre em uma roda de samba que eu fui uma vez no aniversário de sua filha, Eliane Faria.E pude compravar o que muitos já diziam: Paulinho é uma pessoa sensacional! Demonstrou muita humildade e respeito com uma voz calma e serena.
Foi um rio que passou em minha vida , com certeza é a maior declaração de amor feita de Paulinho da Viola para Portela. Nesse samba ele narra exatamente como conheceu a Portela.
Paulinho, quando chegou na Azul e Branco pela primeira vez, foi indagado se poderia cantar um samba de sua autoria, ele repondeu que sim e iria cantar um samba que não estava pronto e quem quisesse poderia terminá-lo. Logo depois que Paulinho terminou de cantar o samba, quase que instantaneamente, Casquinha um compositor da Velha Guarda da Portela completou o samba com alguns versos. A obra que foi feita se chama Recado.
Podemos dizer que Paulinho da Viola e Portela são quase sinônimos?
E o que dizer dela?
A mais bela, a Magestade do Samba que abraça o morro com sua alegria.
O que podemos dizer da Portela?
Escola de Samba que mais vezes ganhou o carnaval carioca, a Águia Azul e Branca como é chamada, foi berço de ínumeros grandes sambistas. Além de Paulinho da Viola,sambistas como Zé Keti, João Nogueira, Candeia, Jair do Cavaquinho,Clara Nunes, entre outros,eram portelenses declarados e fizeram parte da Escola, seja como compositores ou contribuindo com vozes memoráveis, que imortalizaram suas existências
Claro que não posso esquecer de Paulo Benjamin de Oliveira, o glorioso Paulo da Portela. O fundador da maior das maiores das Escolas de Samba do Brasil, que para mim como portelense é mais do que uma Escola de Samba, mas também, uma fonte de inspiração, uma luz, a Magestade do Samba, a realeza. "[...]o meu coração se derramou sobre teus pés. Divina obra-prima que tu és![...]"
Muito Obrigado Paulinho da Viola, por carregar a bandeira do samba e defender as cores da Portela!
Muito Obrigado Portela, por proporcionar a vários apaixonados um amor que vai além do carnaval!
Salve Paulinho!!!
Salve a Portela!!!

Um comentário:

  1. deixa só meu pai ver esse post!!!
    ele também éportelense! :)

    beeijos amor

    ResponderExcluir