sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vai pro lado de lá.




Partido Alto.Um dos estilos de samba mais fascinantes.O partido alto constitui numa criatividade do partdeiro de saber improvisar versos repentinamente,o que testa a capacidade do sambista e impressiona a todos que assistem ou até mesmo dos que fazem parte da roda.
O partido alto vem desde a escravidão no Brasil e perdura até os dias atuais,porém infelizmente não com a mesma força que tinha na época dos maiores partideiros da história como por exemplo,mestre Candeia e Aniceto do Império.
Esse estilo do samba tem como caractrística principal,a capacidade de improvisação já citada anteriormente,que pode ser executada com um refrão que se repete seguido de versos improvisados, para depois retornar ao mesmo refrão.Como por exemplo,o clássico: Vai pro lado de lá de Candeia.

Ou também, uma espécie de interação entre partideiros ou até mesmo entre partideiro com o próprio público num "jogo" de perguntas e respostas,que acaba se tornando bem agrádavel e principalmente,muito divertido,como por exemplo Dora de Aniceto.



Atualmente,ainda temos partideiros que impõem respeito,como Zeca Pagodinho,Arlindo Cruz,Renatinho Partideiro,Marquinhos de Oswaldo Cruz,Almir Guineto,Dudu Nobre e muitos outros.
Eu acredito que o partido-alto serve tanto para amenizar a dor dos que sofrem,quanto para realçar a alegria dos que sorriem.É também, por vezes,um desabafo,um lamento,um lugar para afogar as mágoas.Para apreciar à poesia do samba miscigenada com a alegria e descontração do ritmo dançante e da melodia envolvente que constiui o partido alto,afim de deixar para trás toda a tristeza,ou até mesmo para estimular o choro com o intuito de expulsar toda a melancolia,pois o sofimento é um momento necessário pelo qual todos devemos passar.
Por isso,eu agradeço muito a existência do partido alto,pois ele consegue unir a genialidade e a simplicidade,a inteligência com a humildade e serve de refúgio para todos aqueles que se sentem menosprezados ou inferiores a alguém e buscam um lugar para que possam demonstrar sua capacidade,não necessariamente de saber cantar samba,ou improvisar versos na hora,mas principalmente,poderem mostrar a capacidade que todos nós temos que é ser feliz.
Portanto,a você brasileiro,que endeusa tanto os rapers americanos e ficam impressionados com suas capacidades de saber improvisar um verso,tente procurar em seu próprio país e na cultura brasileira,alguma coisa relacionada a partido alto que é mais impressionante que o rap,até porque os partideiros não somente improvisam versos repentinamente,mas também seguem uma linha melódica na maioria das vezes pré-estipulada e não deixam que a melodia fique muito repetitiva.
Então pra que sair "catando" algo novo na cultura estrangeira, se temos algo muito melhor na cultura brasileira?
É essa a reposta que eu sempre dou a quem me pergunta porque eu gosto muito de samba e não tanto das músicas internacionais.
Pois bem,podemos então concluir a paritr disso,que o partido alto é sem dúvidas,uma magia fascinante que encanta os olhos e os ouvidos do apreciador de música de qualidade.
Abraços!
Fiquem com Deus e Salve o Partido Alto!


Clique aqui para assistir um pequeno vídeo sobre o partido alto.

Um comentário: